sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Combustíveis voltam a subir a partir de segunda-feira


Combustíveis voltam a subir a partir de segunda-feiraO preço da gasolina e do gasóleo em Portugal volta a subir a partir de segunda-feira.
A factura dos combustíveis vai voltar a encarecer na próxima semana. Fontes do sector sondadas pelo Económico apontam para uma subida de preço para ambos os produtos, mais acentuada no caso da gasolina, que se deverá traduzir numa subida de até dois cêntimos por litro.
Este aumento de preços vai colocar o litro de gasolina outra vez acima dos 1,70 euros por litro. Actualmente, um litro de gasolina em Portugal custa cerca de 1,694 euros e um litro de gasóleo é vendido a cerca de 1,509 euros, valores que serão revistos em alta a partir de segunda-feira.

A contribuir para este agravamento de preços estão vários factores: as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais aumentaram na última semana mais de 3,6% e 2,4%, respectivamente, segundo dados da Bloomberg. Uma subida que os analistas atribuem à escalada da tensão entre Israel e Irão, bem como à aparente determinação do governo espanhol em manter as reformas económicas anunciadas.
Ainda a pressionar está o facto de o 'ouro-negro' ter valorizado mais de 2% esta semana. Já o euro regista uma perda semanal face à nota verde, o que agrava os efeitos da subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.
De salientar que esta é a primeira subida dos combustíveis desde 10 de Setembro. Desde essa altura, a gasolina desvalorizou 8 cêntimos, enquanto o gasóleo recuou cerca de 4 cêntimos nos postos de abastecimento nacionais, naquela que foi a maior descida acumulada dos últimos quatro anos.
Fonte: J. Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário