segunda-feira, 10 de junho de 2013

Férias: Três dicas para não arruinar o orçamento!!!

A crise não é a melhor aliada das férias, mas existem alguns cuidados que podem ajudar a partir de viagem sem provocar um rombo significativo no orçamento. 

Marcar com antecedência, fugir à época alta e evitar o recurso ao crédito são passos essenciais para poupar nas férias ou mesmo evitar que uns dias de sonho se transformem num pesadelo no regresso a casa.

1.Planear com antecedência. 
É um dos passos mais importantes para controlar gastos nas férias. Neste campo, a definição de um orçamento rigoroso é determinante. Susana Albuquerque, secretária-geral da ASFAC e coordenadora do Programa de Educação Financeira, lembra que "será em função desse montante que deve ser escolhido o destino. E, na escolha do destino, não pode ser tido em conta apenas o custo da viagem. Há que analisar e contabilizar os custos de alimentação, transportes, entradas em museus (se for o caso) e alojamento". Neste sentido, nada como investir algum tempo em pesquisas, comparando não só diversas propostas das agências como consultando sites sobre viagens, como o TripAdvisor, que dá informações úteis sobre poupança.

2. Marcar na altura certa. 
Optar por marcar férias fora da época alta (entre 20 de Julho e 20 de Agosto) pode também fazê-lo poupar, pois é nessas alturas que os preços estão mais elevados. Por exemplo, uma viagem de sete dias a Saïdia em Marrocos custa cerca de 1.020 euros por pessoa em meados de Agosto. Mais 36% do que o preço estipulado para a mesma viagem feita em meados de Junho (750 euros). Aqui a antecedência também pode ser muito útil, já que muitas agências de viagem dão descontos a quem reserve antecipadamente o seu pacote de férias.

3.Evitar recorrer ao crédito. 
Importante também é "não dar um passo maior do que a perna" e deixar que o entusiasmo das férias de Verão o leve a endividar-se. Recorrer ao crédito para férias é uma solução muito dispendiosa, uma vez que os juros cobrados são muito elevados. Alternativamente, os cartões de crédito podem compensar, mas também é necessário ter alguns cuidados. "Não se esqueça que não pode ultrapassar o ‘budget' definido para as férias, sob pena de ter um desequilíbrio financeiro no mês seguinte", alerta Susana Albuquerque.
Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário