segunda-feira, 24 de junho de 2013

Bancos recebem mais de 500 jovens desempregados!!!

Licenciados, desempregados ou à procura do primeiro emprego, até aos 30 anos podem concorrer. 

Numa altura em que o desemprego jovem está acima dos 40%, estagiar durante um ano inteiro num banco tornou-se um sonho. Para mais de 500 jovens este sonho vai tornar-se realidade com direito a uma bolsa de estágio de 800 euros por mês durante 12 meses no âmbito da iniciativa "Movimento para a Empregabilidade" desenvolvida conjuntamente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Fundação Calouste Gulbenkian e COTEC Portugal. Para se inscrever pode ir directamente a http://movimentoparaoemprego.iefp.pt ou aos sites dos respectivos bancos.

Na Caixa Geral de Depósitos estes estágios já começaram para 100 jovens, mas os restantes bancos ainda estão a aceitar candidaturas. O BPI deverá ser o banco que receberá mais estagiários - 250 -, mas não tem ainda regulamentados os termos das candidaturas. 

O Millennium bcp vai ter, a partir de Julho, outros 100 jovens em diversas áreas do banco. O BES receberá 75, em duas fases (Julho e Setembro), e o O Santander Totta 48, a partir de 1 de Outubro.

"Vão estagiar na rede comercial. É nas agências que se aprende o negócio dos bancos, a contactar com os clientes", explicou ao Diário Económico Henrique Melo, director de pessoal da Caixa Geral de Depósitos.

O estágio neste banco começou em Lisboa na agência-escola e depois cada estagiário segue para a agência mais perto da sua residência, por todo o país. As limitações de contratações no banco fazem com que as hipóteses de retenção de alguns destes jovens estagiários sejam poucas. Ainda assim, "serão uma fonte preferencial de recrutamento" quando houver espaço para contratar, diz Henrique Melo.

O BES receberá 65 estagiários com destino aos departamentos comerciais e dez para os departamentos centrais, neste segundo caso pra exercer funções de cariz técnico. Em Julho contratarão os 20 primeiros (a grande maioria para os departamentos comerciais) e os restantes 55 deverão iniciar o estágio na segunda quinzena de Setembro.

O Santander Totta procura "essencialmente jovens de Economia e Gestão, que irão estagiar sobretudo em áreas comerciais", segundo fonte oficial deste banco.

O Millennium bcp distribuirá os jovens pelas diversas áreas e projectos do banco e oferece um plano de estágio personalizado e tutoria prestada por um quadro altamente qualificado. 

As acções de formação, segundo o site do Millennium bcp, serão presenciais e em e-learning, havendo ainda participação na discussão de casos Millennium e iniciativas de responsabilidade social.

O financiamento de 800 euros mensais que cada estagiário recebe ao longo dos 12 meses é financiado em 80% por fundos públicos, sobretudo comunitários, enquanto os restantes 20% ficam a cargo da empresa.

Além da banca, as empresas aderentes ao "Movimento para a Empregabilidade" são mais de 100 e oferecerão um total de cinco mil estágios, até 2014. Entre elas estão a Nokia Simens, a Microsoft, o Ikea, os CTT, a Refer, a REN, a CP, a Cruz Vermelha, a Fundação Oriente, a Fundação Champalimaud, etc. As ofertas são de várias áreas: engenharia, psicologia, sociologia, contabilidade, gestão, marketing, entre muitas outras, por todo o país.
Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário