terça-feira, 30 de abril de 2013

Saiba quanto vai pagar de prestação da casa a partir de amanhã!!!

Os futuros da Euribor antecipam novas quedas nos juros, dando razão aos que acreditam que o BCE vai cortar a refi.

Os juros mantêm-se em mínimos históricos na zona euro, razão pela qual os portugueses que revejam a taxa de juro do seu empréstimo da casa no próximo mês continuem a receber boas notícias. Apenas os contratos de crédito associados à Euribor a três meses vão sentir um agravamento muito ligeiro nos encargos com juros a partir de Maio. Quem tiver o empréstimo associado a este indexante vai ver a taxa de juro subir 0,1%, passando a pagar apenas mais 19 cêntimos na prestação.

Assumindo o cenário de um empréstimo de 100 mil euros por um prazo de 30 anos e com um ‘spread' de 1%, nos empréstimos associados a este indexante a prestação sobe dos 331,14 para os 331,33 euros. Já as famílias com empréstimos associados aos restantes indexantes- Euribor a seis e 12 meses- voltam a beneficiar de cortes nos encargos mensais. Quem tiver o crédito indexado à Euribor a seis meses vai ver a prestação da casa baixar em 1,2% face ao valor da última revisão. Na prática, isto significa que vão poupar 4,12 euros adicionais nos encargos mensais durante o próximo semestre. Para estes empréstimos a prestação cai de 340,91 euros para 336,79 euros. Por sua vez, é nos empréstimos associados à Euribor a 12 meses, onde o impacto da diminuição dos juros continua a ser mais visível. Para estas famílias, o valor da prestação diminui 10,8% face ao valor fixado há um ano. Durante os próximos 12 meses, estes agregados vão ter um encargo mensal com o empréstimo da casa na ordem dos 347,51 euros, abaixo dos 388,29 euros que pagaram mensalmente desde Maio do ano passado.

Durante pelo menos os próximos meses, a expectativa é de que os juros continuem a "jogar" a favor das famílias portuguesas com crédito à habitação. Com base no comportamento dos contratos de Forward Rate Agreement (FRA), o mercado antevê que, no final de 2013, a Euribor a três meses esteja nos 0,205%. Ou seja, ligeiramente abaixo dos actuais 0,207% a que este indexante se encontra actualmente. Uma tendência que é reforçada pela expectativa de muitos analistas, que acreditam que o Banco Central Europeu (BCE) proceda a um novo corte da taxa de juro de referência (refi) na reunião desta semana, para um novo mínimo histórico. Actualmente a refi encontra-se nos 0,75%

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário