quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que fazer a cinco mil euros?

Que fazer a cinco mil euros?A Proteste Investe reuniu 11 ideias para aplicar alguns milhares de euros! Descubra as sugestões consoante o seu perfil de investidor.
Para alguns aforradores, 5.000 euros pode parecer uma quantia demasiado reduzida quando se investe. Está errado: todas as poupanças, por pouco que sejam, devem ser investidas e rentabilizadas da melhor forma. É preciso não esquecer que até os simples depósitos a prazo e os Certificados de Aforro são formas de investimento que permitem fazer crescer o património.
 
Ao deixar o dinheiro parado perderá poder de compra devido ao aumento dos preços dos bens e dos serviços. Mas, ao investir todo o seu pé-de-meia, põe o tempo a trabalhar para si.
Se conseguir um ganho anual de 2%, os 5.000 euros transformam-se em 7.430 euros ao fim de 20 anos. No entanto, se alcançar uma rentabilidade de 6% por ano, no final dessas duas décadas terá mais de 16 mil euros. Estes valores assumem proporções ainda maiores se conseguir fazer poupanças regulares e se as canalizar para os investimentos mais adequados.
Uma quantia reduzida também não limita as oportunidades de investimento. Há vida para além dos depósitos a prazo, os instrumentos de aforro mais populares. A partir de 2.500 euros, por exemplo, já é atractivo comprar Obrigações do Tesouro, os títulos de dívida pública que agora oferecem rentabilidades potenciais até 4,8% por ano.
 
Não amarre as suas poupanças a Portugal. A partir de algumas centenas de euros pode subscrever fundos de investimento e beneficiar do potencial dos principais mercados financeiros mundiais, das acções chinesas às obrigações suecas. Se prefere investir directamente em vez de aplicar através de fundos, bastam 5.000 euros para poder dar início à sua própria carteira de acções, embora seja adequado incrementar esse valor para optimizar a diversificação.
Fonte: Económico/Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário