terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pais vão poder trabalhar a tempo parcial em 2014!!!

 
Fundos comunitários entre 2014 e 2020 vão ajudar a pagar salários. 

O Governo quer que os pais possam vir a trabalhar a tempo parcial para dedicarem mais tempo aos filhos, continuando a receber o salário por inteiro. O projecto está a ser trabalhado e deverá entrar já em vigor em 2014, com o salário remanescente a ser pago pelo Estado.


"Queremos usar verbas europeias para suportar a empregabilidade parcial. Uma mãe ou pai pode vir mais cedo para casa, pode eventualmente vir a trabalhar apenas meio dia que o Estado suporta o restante. Contamos que esta medida esteja totalmente implementada no próximo quadro comunitário 2014-2020", explicou a fonte do gabinete do ministro Pedro Mota Soares ao DN.

O ministro já tinha anunciado esta intenção, que pretende responder à queda da natalidade e ao facto de Portugal ser dos países europeus onde a taxa de empregabilidade feminina é mais elevada. Contudo, desconhecem-se ainda os contornos específicos desta medida e a forma como será operacionalizada.

A informação surge um dia depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revelado que no primeiro semestre do ano nasceram 39.913 bebés, menos quatro mil do que no mesmo período de 2012.

A diminuição do número de nascimentos nos primeiros seis meses do ano é justificada por um especialista com questões como o desemprego jovem, o elevado preço das creches e a dificuldade em conciliar carreira e maternidade.

"Há que considerar o impacto das questões económicas, sobretudo no desemprego jovem, porque as mulheres, além de estarem a ter menos filhos, estão a ter filhos mais tarde, e isto tem a ver com a tentativa de encontrar alguma estabilidade de natureza profissional e depois pensar então nas questões da constituição da família", explicou à Lusa, José Morgado, coordenador do Departamento de Psicologia de Educação no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário