terça-feira, 28 de maio de 2013

Só os húngaros estão mais insatisfeitos que os portugueses!!!

Índice das condições de vida da OCDE apresenta Portugal no penúltimo lugar da tabela, seguido da Grécia. 
 
"I can't get no satisfaction", dos Rolling Stones, é talvez a canção que melhor ilustra o estado de espírito em Portugal. Os portugueses, de acordo com o índice das condições de vida da OCDE, são os que apresentam os segundos níveis mais elevados de insatisfação no conjunto dos 34 países que integram a OCDE e nos dois países associados (Brasil e Turquia). Os mais insatisfeitos são os húngaros e o terceiro lugar do pódio cabe aos gregos. No extremo oposto estão os suíços.

No relatório hoje publicado é possível comparar os níveis de bem-estar dos vários países com base em 11 indicadores que a OCDE identificou como essenciais em áreas tão diversas como condições de vida material ou qualidade de vida.

Assim, o ‘ranking' apresentado permite perceber que o Canadá é o país que apresenta a taxa de assaltos mais baixa (1,3% da população com mais de 15 anos respondeu ter sido assaltada nos últimos 12 meses) e a Islândia tem a taxa de homicídios mais baixa (0,6%). O México tem em ambos os casos as taxas mais altas (13,1% e 23,7% respectivamente). Já no capítulo da segurança no trabalho, a Turquia apresenta a taxa mais elevada (25,8%) e a Grécia a mais baixa (4,7%). Neste domínio Portugal apresenta uma taxa de 8,7%. Este indicador mede a percentagem de dependentes empregados.

A OCDE permite ainda concluir que as famílias norte-americanas são as mais ricas com um rendimento disponível líquido ajustado de 38 mil dólares (em paridade de poder de compra per capita) e as mais pobres são as brasileiras (com um rendimento de 10.225 dólares). Portugal apresenta um rendimento de 19.366 dólares. Este indicador mede a quantia máxima que uma família pode consumir sem ter de reduzir os seus activos ou aumentar o nível de endividamento.

Os cinco mais insatisfeitosHungria (4,7)
Portugal (5)
Grécia (5,1)
Turquia (5,3)
Estónia (5,4)
Os cinco mais satisfeitosSuíça (7,8)
Noruega (7,7)
Suécia (7,6)
Islândia (7,6)
Holanda (7,5)
Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário