quarta-feira, 8 de maio de 2013

Portugal é um dos melhores países do mundo para se ser mãe


O “ranking” elaborado pela “Save the Children” coloca neste ano o país na 13ª posição. Subiu dois lugares.

Portugal subiu dois lugares, de 15º para 13º, no “ranking” dos países que oferecem melhores condições para a maternidade. A listagem produzida pela “Save the Children” pelo 14º ano é o resultado da ponderação de cinco indicadores: risco de mortalidade da mãe no parto, mortalidade infantil, PIB per capita e níveis de educação e de participação política das mulheres no respetivo país.

A lista de 2013 continua a ser liderada por países nórdicos, com as posições cimeiras a serem ocupadas pela Finlândia, Suécia e Noruega. Seguem-se Islândia, Holanda, Dinamarca e Espanha. Portugal figura imediatamente depois da Suíça e antes da Eslovénia. Mali, Serra Leoa, Somália, por último, o Congo estão no fim da tabela.
Não obstante se terem verificado melhorias significativas nos últimos anos, cerca de três milhões de bebés ainda morrem por ano durante o primeiro mês de vida devido a enfermidades que, na sua maioria, podem ser prevenidas.

Ainda segundo a organização não-governamental, todos os dias 800 mulheres morrem durante a gravidez ou o parto, e oito mil recém-nascidos morrem durante o primeiro mês de vida. Apenas 1% das mortes de recém-nascidos ocorrem nos países industrializados, sendo os Estados Unidos o país que, neste subconjunto, apresenta a maior taxa de mortalidade no primeiro dia de vida do bebé.
Fonte: Jornal de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário