sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Saiba quanto pode ganhar com os novos certificados do Tesouro!!!

O Governo lançou um novo produto de aforro, uma aplicação a cinco anos que oferece taxas de juro crescentes até aos 5%.

No primeiro ano, a taxa anual bruta deste produto que começará a ser comercializado a 31 de Outubro será de 2,75%, subindo para 3,75% no segundo e 4,75% no terceiro ano. Nos dois últimos, ou seja, até ao quinto ano, a rendibilidade é de 5%.

A taxa média, sem considerar eventuais bonificações em função do PIB, ascende a 4,25%. Na calculadora não são tidos em conta os prémios que poderão ser adicionados à taxa base dos dois últimos anos do investimento dada a imprevisibilidade da evolução do PIB. 


Conheça as características dos novos certificados do Tesouro
Qual é o prazo?
Ao contrário dos anteriores Certificados do Tesouro, mas também dos de aforro que atingem a maturidade ao final de 10 anos, este novo produto tem um prazo de investimento de cinco anos.

A quem se destinam?
"É vocacionado para investidores com menor necessidade de liquidez, promovendo-se o alargamento da base de investidores domésticos", explica o Governo.

Qual o mínimo a aplicar?
Cada um dos títulos tem um valor de um euro, sendo o mínimo de investimento de 1.000 unidades. Ou seja, 1.000 euros. O montante máximo é de um milhão de euros.

Qual a remuneração?
Este produto apresenta, tal como muitos depósitos a prazo, taxas de juro crescentes fixas. A taxa bruta para o primeiro ano é de 2,75%, subindo para 3,75% no segundo e 4,75% no terceiro ano. Nos dois últimos, é de 5%. A taxa média, sem considerar eventuais bonificações em função do PIB, ascende a 4,25%.

Há bonificações?
No 4.º e 5.º ano, ao valor da taxa de juro fixada acresce um prémio que corresponde a 80% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros.

Como são pagos os juros?
A remuneração do investimento é creditada na conta do investidor todos os anos, no aniversário do investimento inicial, já líquida do imposto de 28%. Ao contrário dos certificados de aforro, nestes não há lugar a capitalização dos juros.

Posso resgatar?
O resgate só é possível um ano após a data-valor da subscrição. Decorrido o primeiro ano, pode resgatar, mas perdendo os juros desde o último pagamento de juros. Nunca poderá ficar com menos de 1.000 euros de saldo.

Fonte: Jornal de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário