segunda-feira, 3 de março de 2014

Conheça as oportunidades de emprego no mercado mexicano!!!

Sectores da construção, tecnologias de informação, financeiro, têxtil e energia são oportunidades de investimento e emprego. 

Se um dia pensasse ir trabalhar para a América Latina qual o primeiro país em que pensava? Brasil, obviamente. Mas há uma outra geografia na região muito mais aberta ao talento e investimento estrangeiro. "Neste momento, o México é o país mais atractivo na América Latina, em termos de mercado de emprego para os portugueses". A certeza é de Daniel Adrião, do conselho de administração da E-xample, um grupo de 26 empresas portuguesas que conseguiu ganhar à Samsung e à HP o concurso para desenvolver o Plano Tecnológico da Educação no México.

O programa "Micompu .mx" prevê a distribuição a todos os alunos do 5º e 6º ano de ‘tablets' e computadores Magalhães, o que representa, só este ano, cinco milhões de crianças. Mas também a instalação de banda larga, quadros interactivos e uma rede de infra-estruturas tecnológicas em quase todas as escolas do país. Requisitos para os quais a E-xample oferece uma solução "chave na mão", sublinha Daniel Adrião. 

No primeiro ano, a implantação deste plano representa um investimento de 200 milhões em produtos desenvolvidos pelas empresas portuguesas deste consórcio. Mas o plano, que é uma das apostas do Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, quer transformar, em cinco anos, as escolas mexicanas nas mais bem apetrechadas tecnologicamente. Um projecto que representa um investimento de mil milhões de euros e que poderá criar inúmeras oportunidades de emprego para os portugueses no país.

Vão ser precisos engenheiros, especialistas em TIC mas também professores técnicos para apoiar os docentes mexicanos na implementação destas tecnologias. Esta é apenas uma das empresas portuguesas presentes no país. A Mota Engil e a GECO são outros dos exemplos de empresas portuguesas a investir no país, apresentados durante o seminário "Exportar e Investir no México", que decorreu sexta-feira em Lisboa. Uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústrai Portuguesa (CCIP) em parceria com a CIEP.

O México tem desenvolvido um conjunto de políticas "para abrir o mercado ao exterior, sendo muito receptivo ao investimento estrangeiro", revela Pedro Madeira Rodrigues, director executivo da CCIP. Por isso esta organização empresarial decidiu organizar uma missão empresarial ao país que decorrerá de 21 a 25 de Abril.

Construção, informática, sector financeiro, têxtil, turismo e energia são algumas das áreas onde há mais oportunidades, acrescenta Pedro Madeira Rodrigues. Oportunidades de investimento que deverão criar muitas oportunidades para os talentos portugueses.

Depois a "mão-de-obra e recursos humanos portugueses têm muita boa reputação no país. Na percepção dos mexicanos, "os portugueses têm uma vantagem relativamente aos espanhóis, que como antiga potência colonial do país deixaram alguma sequelas". São cerca de 200 mil os portugueses a viver no México.

Existem oportunidades nas empresas portuguesas que estão no país. Mas"as necessidades de mercado mexicano, ultrapassam em muito as das empresas portuguesas". Pode candidatar-se a partir de Portugal ou ir ao país e ver as oportunidades.

Segundo o jornal mexicano "El Financeiro", o México "tem falta de talento" nas áreas da construção, tecnologias de informação, sector financeiro e automóvel. Importante é falar inglês e espanhol, embora no início seja possível safar-se com o ‘portunhol', ironiza Daniel Adrião. E depois e os salários estão a nível dos praticados em Portugal. Embora "o custo de vida seja muito mais baixo". Outra das vantagens em relação ao mercado de trabalho brasileiro é a menor burocacia na obtenção de vistos e mais abertura à mão-de-obra estrangeira.

Mas atenção que há alguns cuidados a ter em termos de segurança. Daniel Adrião deixa o conselho: "Nunca apanhe um táxi na rua!". Pode ser raptado e depois exigirem um resgate. O fenómeno chama-se micro-raptos. A solução é chamar pelo telefone, andar sempre com um taxista que se conhece ou recorrer às praças de táxis.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário