sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Há um lar sueco que está a servir de inspiração a empresas!!!

Jornadas mais curtas geram melhor produtividade nas empresas. Há casos de sucesso a prová-lo.


Há um lar na Suécia que está a servir de inspiração para algumas empresas. Tudo porque decidiu reduzir o horário de trabalho dos seus funcionários de oito para seis horas, mantendo o salário inalterado.
A mudança foi implementada no lar de idosos Svartedalens, em Gotemburgo. O sucesso da iniciativa fez com que se tornasse notícia no The Guardian.
"Desde a década de 90, temos mais trabalho e menos pessoas para o fazer. Há muitas doenças, como a depressão, que afetam os funcionários neste setor por causa do cansaço. A falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não é boa para ninguém”, explicou Ann-Charlotte Dahlbom Larsson, uma das responsáveis pela instituição.
Se da parte dos empregadores a decisão é encarada como uma mudança para melhor, no que toca aos trabalhadores o agrado é evidente.
“Antes, andava sempre esgotada e mal chegava a casa caía no sofá. Mas agora não, estou mais alerta. Tenho muito mais energia para o trabalho e a vida familiar, Lise-Lotte Pettersson, de 41 anos.
Apesar de ser visto como um exemplo de sucesso, este não é caso único. Mesmo no setor privado, muitas empresas dizem-se certas de que uma jornada mais curta aumenta a produtividade.
Há 13 anos, este modelo foi implementado em centros de assistência Toyota em Gotemburgo. Depois de reduzido o horário de trabalho para as seis horas diárias, o stress e os erros deixaram de ser uma constante, já que os trabalhadores andam menos cansados e mais atentos e motivados.
Fonte: Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário