domingo, 10 de março de 2013

É POSSÍVEL TER ÂNIMO COM AUSTERIDADE?

 
Ter ânimo com falta de dinheiro parece impossivel…
Mas existem alternativas!
A ordem do dia é poupar, poupar, poupar… Por isso,
aqui ficam algumas sugestões para viver melhor com a austeridade.



Tendo em conta a sua fonte de rendimento (salário ou subsídio de desemprego) deve começar por contabilizar rigorosamente todos os gastos. Por pouco que consiga poupar diariamente, a longo prazo essa poupança pode revelar-se significativa. Ponha de lado o pensamento: “Isto só custa um euro!” Se conseguir poupar um euro por dia, num ano consegue juntar 365 euros. Que despesa pode pagar com esse valor? Onde o pode e deseja aplicar?
Cá está: “grão a grão enche a galinha o papo”, diz a sabedoria popular!

Ganhe consciência da realidade…
A maior parte das despesas de uma família são: prestação/ aluguer da casa, alimentação, seguros, condomínio, empréstimos pessoais, combustível/transportes, telefone, eletricidade, água, gás, calçado e roupa, despesas pessoais. Veja onde pode reduzir ou cortar…pense no que lhe faz menos falta. Elimine alguns hábitos … pode passar certamente sem eles! E não pense que não consegue fazer mais sacrifícios… A lei da sobrevivência é inexplicável e a força humana não tem limites!

Não compre sem pensar. Os tempos mudaram e o passado voltou com a reciclagem de muitos dos objetos que usamos no quotidiano.

Pode ser difícil mas tente não pensar constantemente nos problemas económicos. Vai ficar ansioso e entrar em depressão. Viva o dia-a-dia, pensando no futuro mas vivendo verdadeiramente o presente. Procure os pequenos prazeres, sem custos significativos! Ainda os há, acredite!

Procure ânimo…sem ele ou sem esforço para o conseguir, entrará num ciclo de tristeza e desalento interminável. Tentar, continuar, lutar, sonhar…são verbos que deve utilizar sempre.
E lembre-se: cada um de nós deve governar o dinheiro e que não seja o dinheiro a  governar a nossa vida!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário